sexta-feira, 2 de março de 2012

AI! QUE MORDIDA!





Recentemente, o Grupo Harém de Teatro, renomado grupo de teatro da capital (dizem alguns) estreou o espetáculo MACACOS ME MORDAM. Em síntese, “Macacos me mordam” passeia por grandes momentos da história artística e científica, tentando explicar a origem e evolução do homem e da comédia. A peça se desenvolve em capítulos que vão mostrando alguns momentos dessa grande descoberta que é a Evolução das Espécies de Charles Darwin. Já diziam os sites. Então, a aula de hoje se refere a comédias. Como fazer alguém rir, ou ao menos arrancar um sorrisinho, já que não são todos tão mentalmente perturbados como a pessoa que vos fala, a ponto de dar altas gargalhadas até chorar e precisar de ambulância porque não consegue mais respirar. É. Existem seres que acham algo hilário e dão um sorrisinho. UM SORRISINHO.

Eu fico indignada. Mas enfim.

Com toda a sinceridade, já li muitas Fictions de comédia que mais me fizeram querer me atirar de um arranha-céu do que rir. Fato. Isso não significa que não seja uma boa comédia, ou que a pessoa não saiba escrever. O maior problema de querer fazer as pessoas rirem é que todas elas têm uma idéia diferente do que é engraçado. Por exemplo, eu não rio de humor negro. Loiras não costumam rir de piadas de loiras, e assim por diante.

Aí vai uma lista do que faz as pessoas curvarem os lábios para cima, principalmente para quem se propõe a fazer uma comédia autoral:

1) SURPRESA!

Uma história normal costuma seguir uma linha de raciocínio normal. Acrescentar um detalhe surpresa pode arrancar um sorriso.

2) SARCASMO

Essa é minha fonte preferida de humor. Diálogos com ironia, ou então mesmo descrições, podem realmente fazer rir.

Ergui as sobrancelhas, relendo a reportagem. Ah, que legal, então canhotos têm 9 anos a menos de expectativa do que os destros. E homens vivem uns dois anos a menos do que as mulheres. Fumantes também vivem menos. Pessoas estressadas também vivem menos. Segundo essa reportagem, acho que devo ter uma semana de vida.

Esse trecho é parecido com uma parte de A Garota Americana, de Meg Cabot. Meu volume do livro está em outro estado, por isso reescrevi de um modo diferente.

3) DESCRIÇÕES

Descrições exageradas podem ser uma boa também. Exemplo:

Era alta, magra. Aliás, esquelética. Eu quase podia estudar o esqueleto humano só de olhar para ela..

Pode ser que eu não tenha feito ninguém rir o texto todo, e nem achar engraçado. Aliás, isso é muito provável, porque postei trechos aleatórios tirados da minha cabeça. Mas, como já expliquei anteriormente, fazer rir é uma arte muito sutil. Essas dicas são coisas que geralmente fazem os outros rirem. Quer dicas práticas para comédias?

Leia Percy Jackson e os Olimpianos, Um Amor de Detetive, O Segredo de Emma Corrigan, blogs de humor como Grandes Tolices do Orkut, Jacaré Banguela, Capinaremos, Um Sábado Qualquer. Veja vídeos engraçados no youtube, como Os Improváveis. Vá ao teatro. Veja filmes de comédia. Vá para a rua e tropece. MAS NÃO ASSISTA MACACOS ME MORDAM!

Boa sorte para vocês! Boas risadas!



Ao Grupo Harém, espero que depois de quase 30 anos, tenha aprendido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário