sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FAÇA O TESTE, COMECE POR VOCÊ!




Caros Alunos,

Que bom poder estar VIVA e desejar pra vocês um 2012 cheio de arte, consciência e, acima de tudo, ORIGINALIDADE. Por falar em ORIGINALIDADE gostaria de tecer algumas palavras sobre este verbete. Pensando numa resposta, lembrei-me do escritor Deck Carmona ao mostrar-me um quadro em seu estúdio. Eu via uma praia e algumas pedras, golpeadas pelas ondas espumantes. Ele começou então a apontar umas figuras, uns vultos humanos, dos quais eu nada percebera.

Outro dia, um amigo começou a apontar umas construções, que ele só encontrara em meus textos e chegou a dizer que ali estava o meu toque, o que me fazia diferente.

Lembrei em seguida do poeta e bardo Leonel Ferreira, que - segundo as boas críticas - faz uma interessante fusão de Cruz e Sousa e Fernando Pessoa, associando formalismo e subconsciência, em descrições grotescas e líricas de sua poesia beatnik-simbolista.

Em todos estes casos podemos perceber traços do que ousaríamos denominar 'originalidade'. Algo antes não encontrado e que se manifesta nas obras em ebulição. Tenho conhecimento de várias obras em esboços, que quando prontas assombrarão o mundo - isso se o autor tiver mídia suficiente.
Em todos os casos lembrados, existe um denominador comum: ter algo a dizer. Não algo a repetir, a perpetrar o mesmo.

Daí insistir que ser 'original' (sim! Isto é possível!) é ser capaz de dizer algo de maneira própria - se destacando no mar de faces e na maré de mesmice. Há alguns dias venho observando tanta falta de critividade e tantos plágios nos blogs. Criar um blog e divulgá-lo no facebook foi algo que OUTRA PROFESSORA ja fez, e por sinal, obteve "sucesso"! Como disse-me WALDILIO SISO: “ O Problema dela é de ordem existencial. Sua aparição é exacerbadamente ociosa". Pois bem, não estou aqui a causar motins mas, sinceramente, SEJAMOS MAIS ORIGINAIS. Parafraseando mais um PLÁGIO da Tv Pirata: ME POUPE!

Vamos ao prêmio, afinal minha função aqui é o TEATRO PIAUIENSE e não infames criaturas com sede de estrelato. Certamente vocês já devem ter visto o resultado do voto popular. Pois bem os vencedores ao lado levam o PRÊMIO JÚRI POPULAR. E, claro, como todo concurso que se preze, temos o JÚRI OFICIAL. Prometi caros amigos esta premiação para o dia 30 de dezembro mas, infelizmente, o prêmio não ficou pronto. E ainda está em processo de finalização. Portanto a decisão IRREVOGÁVEL do Júri Oficial será anunciada no próximo dia 16. 


Antes de anunciar os vencedores, gostaria que não se zangassem com os resultados. Porque vocês não podem imaginar como é cansativo ver um número imenso de espetáculos ruins, como acontece com o crítico que tenta ficar o mais possível em dia com o que está acontecendo na sua cidade. Ocupam palcos nesta cidade, Teresina, que é pobre em número deles, espetáculos totalmente despreparados, sem um mínimo de competência, embora chamem a si mesmos de profissionais. É preciso amar muito o teatro para não desistir. Quanto a mim, eu nunca tive uma carreira de atriz. Fiz dois ou três espetáculos onde aprendi muito, a respeito do processo do ensaio. E hoje, encontrei-me no que mais me identificava. O crítico sempre terá importância para aqueles que gostam de teatro e não de alguma coisa para encher o tempo com nomes de TV. Em certa ocasião disse que todos são críticos porque discutem o que viram na saída do teatro. Nessa mesma ocasião eu disse que a diferença está no fato de o crítico ser um espectador mais informado (a respeito de teatro).

É 2012, entretanto, e o bom mesmo é desejar: FELIZ ANO NOVO! Nos encontraremos em breve!

Um comentário:

  1. Nada sobre o Fórum de Arte cênicas do Piauí? Não acredito "fessôra"!

    Lá foi um prato cheio...

    www.sitok-sitak.blogspot.com

    ResponderExcluir